No ultimo dia 06 de junho de 2011. Foi concluido o Dicionário de Dados do sistema desktop da Empresa COMFORT Tricot.
Site Projeto
No dia 27 de Maio, foi elaborado o site do projeto. O mesmo poderá se acessado na Internet pelo seguinte endereço: http://paginas.setrem.com.br/~gs0067292/Site%20Projeto/
Modelo ER
O aluno Gilson da Silva Siqueira, integrante do presente grupo, concluiu seu modelo ER para o sistema da empresa Comfort Tricot a qual é a empresa conveniada com o curso do Jovem Aprendiz..
Abaixo segue uma imagem do modelo ER que foi criado 100% no sistema do CaseStudio uma ferramenta destinada para a modelagem de dados. O banco de dados a ser usado a principio deve ser o MySql 5 para o sistema.
Aula 05/06
Em aula de hoje o professor de contabilidade deixou a manha livre para dar os ultimos toques do capitulo1 do relatório. O mesmo deve ser entrague dia 06/05, ou seja, amanhã.
Blog - Gilson
No dia 4 de maio de 2011, o aluno Gilson da Silva Siqueira integrante presente grupo de projeto atualizou seu blog pessoal. O mesmo trocou o template do blog, configurou mais algumas páginas, e também adicionou novas postagens. O endereço do mesmo é http://www.gilson-siqueira.blogspot.com.
Os programas mais contestados da Microsoft
Os programas mais contestados da Microsoft
Uma empresa só se torna conhecida e admirada mundialmente pela qualidade dos seus programas. Ainda que alguns acusem a Microsoft de táticas desleais para alcançar a força que tem hoje, se seus programas não tivesse um pingo de qualidade esse reinado seria passageiro. Seus programas não são perfeitos, mas atendem com louvor a toda uma gama de perfis, cenários e necessidades.
Nessa trajetória de mais de três décadas, houve algumas “pisadas na bola”, como acontece com qualquer outra empresa. Reuni, nesse texto, seis delas, divididas em duas partes. São, provavelmente, as mais constrangedoras ou, pior, irritantes para o usuário final. Algumas viraram lendas, outras, piadas de mal gosto; lembramos de umas com nostalgia, enquanto outras, queremos mais é esquecer mesmo. Mas uma coisa é certa: são produtos dos quais a Microsoft, provavelmente, não se orgulha muito…
6. Windows Vista
Criar o sucessor do Windows XP, que além de bom para a sua época (principalmente após o Service Pack 2), era e continua sendo amado pelos usuários, foi uma tarefa dificílima. A Microsoft tinha na figura do então Longhorn, codinome do Windows Vista, o sistema que deveria fazer as pessoas esquecerem o descampado num dia ensolarado com janelas de bordas azuis.
Se por si só o desafio era grande, os constantes atrasos e as inúmeras perdas de recursos anteriormente prometidos combaliram o moral do Vista. Lançado no início de 2007, sem aproveitar o período de fim de ano, quando se vende muito devido ao Natal, essa versão do Windows chegou às prateleiras pedindo mais hardware do que o computador médio da época tinha. Como resultado, incontáveis relatos de lentidão e travamentos — esses devido, também, à escassez de drivers e mudanças internas que tornaram, da noite para o dia, programas que rodavam liso no XP uma dor de cabeça no Vista.
Tenho comigo que o Vista foi um incompreendido. O sistema, num hardware decente, era rápido e bastante estável. Ok, a transferência de arquivos era super lenta e a usabilidade, com suas trocentas janelas de avisos e notificações, terrível, mas o sistema em si, bastante ágil. Ocorre que demorou muito para que tivéssemos hardware capaz de rodá-lo sem engasgos acessível ao grande público. E o estigma inicial, em boa parte atiçado por parte sensacionalista da mídia e “técnicos” de fundo de quintal que sequer testaram o sistema, grudou no mesmo e não saiu mais. O Windows Vista entrou para os anais da história como “o Windows pesado”.
5. Windows Mobile 6.5
Em 2007 a Apple lançou o iPhone e, do nada, elevou o patamar dos smartphones e, consequentemente, dos sistemas operacionais móveis utilizados nesses dispositivos. Até então, o Symbian, com sua contestada usabilidade, interface capenga e visual feio, era o ápice da perfeição no segmento.
O iPhone OS, hoje apenas iOS, uma versão reduzida e otimizada do Mac OS X, quebrou paradigmas e estabeleceu alguns padrões na indústria: “temos touchscreen, sim, mas esqueçam a canetinha stylus”, ou ainda, mais importante, “esqueça sistemas desktop, somos algo diferente“.
A Microsoft tinha certa folga nessa área antes de 2007. Seu jurássico Windows Mobile era referência para aplicações profissionais e, em ambientes corporativos, tinha muita força devido à integração com ferramentas da própria empresa, especialmente servidores Exchange.
A Apple correu por fora e fisgou, primeiro, o usuário doméstico, para só então mirar nas empresas. Demorou, mas sua entrada nos ambientes corporativos aconteceu. Basicamente, todas as fabricantes de celulares seguiram a mesma tendência, mas faltava um detalhe para deslanchar a tão necessária concorrência: um sistema operacional móvel moderno.
A Google correu para criar o Android, a Palm, o webOS e a Nokia, além do Symbian, investiu pesado no Maemo, depois convertido para MeeGo graças a uma parceria com a Intel (e que, no fim das contas, não deu em nada…). Já a Microsoft, insistiu mais algum tempo com seu Windows Mobile.
Quem já usou o WinMo tem a familiar sensação de já ter visto aquilo numa tela maior e manipulado aquela interface com o mouse. A mentalidade por trás do sistema é a de que smartphones e PDAs são, em última instância, cópias miniaturizadas dos nossos computadores. Por isso, diversos elementos de interface são herdados, sem tirar, nem por, do Windows para desktops, da antiquíssima versão 3.11. Em outras palavras, não servem para serem usados com dedos.
O Windows Mobile 6.5, último grande lançamento desse sistema, apareceu em maio de 2009. A essa altura o iPhone já era um gigantesco sucesso, o Android começava a mostrar serviço e o mercado, de modo geral, refutava qualquer coisa ultrapassada — como o Windows Mobile. A versão 6.5 foi um “tapa-buraco” enquanto a Microsoft não finalizada o Windows Phone 7, que só seria lançado dali a um ano e meio, no final de 2010. Trazia tela inicial renovada, organização de ícones em “colmeia” e… bem, não tinha muitas novidades.
Apesar de impopular em mercados desenvolvidos, o Windows Mobile faz relativo sucesso, ainda hoje, no Brasil e em outros emergentes, principalmente pela conectividade “out-of-the-box” com programas e serviços da Microsoft, como Windows Live Messenger e Hotmail.
4. FrontPage
Hoje a piada perdeu a graça e para os mais novos, que já pegaram a arte de criar sites “mastigada”, com plataformas de blogs provendo o básico (e até mais) para qualquer um que consiga preencher um formulário, talvez nem faça sentido, mas num passado não muito distante um site feio ou pouco funcional era, imediatamente, xingado de “feito no FrontPage”.
Distribuído junto com o Office até a versão 2003, o FrontPage era um editor de sites do tipo WYSIWYG, ou seja, daqueles em que você pode “desenhar” a página numa interface gráfica, vendo exatamente como ela ficará no navegador. O programa foi criado por uma empresa americana, de Massachusetts, a Vermeer Technologies Incorporated, adquirida pela Microsoft em 1996.
O FrontPage era fácil de usar, o que não significava que resultava em bons trabalhos por quem não entendia bolhufas de HTML. Esses conseguiam se virar, o que dava a falsa impressão de que escrever um site é fácil e, ao mesmo tempo, enchia servidores gratuitos de sites horríveis. Lembra dos sites com GIFs animados “under construction”? Não se surpreenda se descobrir que alguns deles foram feitos no FrontPage.
Houve um tempo em que o FrontPage dispunha inclusive de extensões server-side, ou seja, complementos instalados no servidor (Windows Server/IIS e Unix) que liberavam recursos no editor. Antes de pendurar as chuteiras, porém, essa abordagem proprietária foi substituída por padrões comuns no FrontPage 2003.
Depois do Office 2003, a Microsoft descontinuou o FrontPage. Na realidade, o rebatizou como Expression Web, parte da então nova linha de aplicativos exclusivos para o desenvolvimento em ambiente web, que conta, ainda, com o Expression Design, Encoder, SketchFlow, dentre outros. Para quem pegou a fase ingênua da Internet, com fonte Times New Roman, links azuis em fundo cinza, frames e iframes para todo lado e tabelas para diagramar páginas, o FrontPage, apesar do freak show que promovia entre usuários leigos (e talvez justamente por causa disso), será sempre lembrado com carinho.
Tarefas...
No dia 28/04/2011 finalizamos o capitulo 1 do projeto do Curso Técnico em Informática.
Criamos controle de despesas pessoais, fizemos grande parte dos objetivos de Contabilidade.
Aulas de Legislação
No dia de hoje começamos as aulas de Legislação aplicada a informática. O professor se chama Douglas Wazlawiek o mesmo advoga,ou seja, é advogado em Três de Maio.
Na aula de hoje vamos ter uma noção do que é Direito...
-> STJ- SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
-> STF - SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
-> Constituição federal é a lei mais importante que temos no nosso pais. Tudo o que esta escrito no livro da constituição federal é a lei do Brasil. Tras regras que obrigatóriamente devem ser cumpridas. A constituição é o cérebro de todo a lei do pais.São 250 artigos.
-> Um poder não é mais importante que o outro.
Alguns Links que o professor nos passou sobre Justiça:
STJ- Superior Tribunal de Justiça: http://stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp
STF -Supremo Tribunal Federal: http://stf.jus.br/portal/principal/principal.asp
Na aula de hoje vamos ter uma noção do que é Direito...
Algumas discuções em aula:
-> STJ- SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
-> STF - SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
-> Constituição federal é a lei mais importante que temos no nosso pais. Tudo o que esta escrito no livro da constituição federal é a lei do Brasil. Tras regras que obrigatóriamente devem ser cumpridas. A constituição é o cérebro de todo a lei do pais.São 250 artigos.
-> Um poder não é mais importante que o outro.
Alguns Links que o professor nos passou sobre Justiça:
STJ- Superior Tribunal de Justiça: http://stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp
STF -Supremo Tribunal Federal: http://stf.jus.br/portal/principal/principal.asp
Projeto Semestre
TEMA
Desenvolver e criar uma empresa fictícia com o nome de Cloud Evolution, que a mesma ira fazer o desenvolvimento de soluções desktop e web comtemplando instalação e configuração de serviços de rede, visando agilidade na área de TI.
DEMITAÇÃO DO TEMA
Com a proposta de implementação de uma empresa fictícia, criar e analisar soluções web e desktop, para pessoas físicas como para jurídicas, visando soluções na área de TI e mais agilidade no que se refere em organização e um melhor desempenho na empresa fictícia como nas conveniadas. As soluções serão apresentadas nas linguagens Delphi, Windev e PHP, com um modulo voltado para o funcionamento na internet. Definição da estrutura de hardware e redes necessárias, instalação dos serviços de redes, documentação das atividades em relatório, e documentação em blogs específicos.
PROBLEMA
HIPÓTESES
Com a solução web para empresas conveniadas aumentara a renda mensal.
A empresa Cloud Evolution conseguira desenvolver todos os objetivos.
Com a configuração de redes, a empresa terá uma melhor organização e mais agilidade.
É viável a criação da empresa Cloud Evolution.
É possível geral suporte online para os clientes.
Objetivo Geral
Propor uma empresa de soluções web e desktop para pessoas físicas e jurídicas, com o intuito de melhor organização. E configuração de redes para empresa conveniadas e para a fictícia, sendo assim melhorando a organização das mesmas.
JUSTIFICATIVA
Com a evolução da tecnologia, é inevitável uma empresa sem organização na sua infraestrutura, para sua organização e manutenção de seus colaboradores e clientes, pois cada colaborador tem acessos restritos dentro de uma empresa.
Com o desenvolvimento de soluções web e desktop com certeza tal empresa gerara maior lucro com o uso de novas tecnologias, ou seja, com novas soluções de TI.
Através da ferramenta Excel será elaborado um controle de gastos pessoal de cada integrante do grupo e das empresas conveniadas, visando melhor controle de gastos.
Integração entre Turmas do CTI da manhã 2011
No último dia 23 de março de 2011, as turmas do CTI da manhã, ou seja, as turmas matutinas se reunirão no auditório da SETREM, para fazer uma confraternização de inicio do ano.
Então no dia, em primeiro momento os professores elaboraram algumas formas de nós se integrar com as demais turmas, fazendo brincadeiras, entre as mesmas cada aluno tirar o seu tênis do pé direito e jogar no meio do auditório.... foi bem legal...
Logo teve a brincadeira de confiabilidade....
Após essas brincadeiras então cada aluno trouxe algo de comes e bebes para fazer uma merenda compartilhada...AHA que hora Boa!!!!!ashuahsuahs
Depois da merenda compatilhada assistimos um filme de superação com o nome de 127 Horas um filme muito bom, pois nos deu uma lição de vida tanto pessoal quanto profissional.
Ainda sobrou uma hora de aula..uahsuahush. Depois do filme voltamos para as salas de aulas e tivemos um periodo de aula, ou seja, 50 min..
.
Então no dia, em primeiro momento os professores elaboraram algumas formas de nós se integrar com as demais turmas, fazendo brincadeiras, entre as mesmas cada aluno tirar o seu tênis do pé direito e jogar no meio do auditório.... foi bem legal...
Logo teve a brincadeira de confiabilidade....
Após essas brincadeiras então cada aluno trouxe algo de comes e bebes para fazer uma merenda compartilhada...AHA que hora Boa!!!!!ashuahsuahs
Depois da merenda compatilhada assistimos um filme de superação com o nome de 127 Horas um filme muito bom, pois nos deu uma lição de vida tanto pessoal quanto profissional.
Ainda sobrou uma hora de aula..uahsuahush. Depois do filme voltamos para as salas de aulas e tivemos um periodo de aula, ou seja, 50 min..
.
Eleições
No último dia 04/03/2011, com a presença do professor Edinei foi feito a escolha dos alunos lideres da turma e do professor regente da turma, obtendo os seguintes resultados:
Lider da Turma: Tiéris Valente
Vice-Lider: Alex Ruaro
Professor Regente: Edinei Daniel Steffen
Objetivo do Curso - CTI
Capacitar o aluno a desenvolver atividades ligadas à área de informática de modo profissional e atualizado, visando à ampla utilização dos recursos de editoração de texto, planilhas eletrônicas, softwares de apresentação e demais aplicativos.
Possibilitar ao aluno o resgate dos aspectos históricos da evolução tecnológica conduzindo o aprendizado para as atuais técnicas, ferramentas e classificações utilizadas, possibilitando uma visão holística do uso da tecnologia nas diferentes áreas do conhecimento, capacitando-o ainda, para a operação dos principais sistemas operacionais utilizados no mercado de trabalho, bem como a correta utilização dos sistemas de arquivos.
Preparar o aluno para atuar na configuração, manutenção, instalação e administração de ambientes de redes, hardware e softwares diversos, possibilitando a detecção de problemas técnicos e proposição de soluções adequadas e inovadoras.
Preparar o egresso para a utilização de diferentes ferramentas na internet, possibilitando o desenvolvimento de ferramentas estáticas e dinâmicas para a WEB e a elaboração de projetos e sistemas voltados ao comércio eletrônico, alavancando o conhecimento necessário dos protocolos e ferramentas disponíveis no mundo da internet, bem como o foco nas constantes inovações tecnológicas.
Capacitar o aluno a trabalhar com criação gráfica, tratamento de imagens e diagramação de textos, despertando a criatividade e a busca da inovação.
Capacitar os alunos para o desenvolvimento de softwares comerciais com a utilização de modernas ferramentas, apresentado proposta de soluções inovadoras e otimizadas.
Desenvolver no egresso o raciocínio lógico e a capacidade de pensar em diferentes soluções para os problemas apresentados, sistematizando estas soluções em ordens e instruções operacionais com o auxílio de linguagens de programação.
Capacitar os alunos a utilizarem as ferramentas necessárias para o domínio de ambiente de trabalho administrativo, possibilitando aos mesmos a exploração máxima dos recursos de editoração de documentos, concepções de gráficos, geração de apresentações e administração de pequenas bases de dados, sempre focando a inovação tecnológica e a exploração de novos aplicativos voltados à solução de problemas do dia-a-dia das empresas.
Possibilitar ao aluno uma visão geral, sistêmica e integrada do mundo empresarial em nível administrativo, mercadológico, organizacional, metodológico, financeiro, estatístico, contábil, ético e legal com vistas a formar um profissional plenamente integrado tendo suas ações pautadas na ética, no respeito a sociedade, buscando a valorização humana, cristã e profissional, possibilitando-lhe ainda a interação com global com o mundo da informática.
Autores
Nome do Aluno: Gilson da Silva Siqueira
Idade: 17 anos
Cidade: Boa Vista do Buricá - RS
Nome do Aluno: Ueslei
Idade: 17 anos
Cidade:Três de Maio - RS
Nome do Aluno: Pablo Motta
Idade: 17 anos
Cidade: Três de Maio - RS
Idade: 17 anos
Cidade: Boa Vista do Buricá - RS
Nome do Aluno: Ueslei
Idade: 17 anos
Cidade:Três de Maio - RS
Nome do Aluno: Pablo Motta
Idade: 17 anos
Cidade: Três de Maio - RS
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA - JOVEM APRENDIZ
SETREM - Sociedade Educacional de Três de Maio - RS
Frases sobre Tecnologia
"É espantosamente óbvio que nossa tecnologia excede nossa humanidade." (Albert Einstein)
"A tecnologia só é tecnologia para quem nasceu antes dela ter sido inventada." (Alan Kay)
"Para uma tecnologia de sucesso, a realidade deve ter prioridade sobre as relações públicas, pois a Natureza não pode ser enganada." (Richard Feynman)
"Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinta de magia."
(Arthur C. Clarke)
(Arthur C. Clarke)
"O homem é tão bom quanto seu desenvolvimento tecnológico o permite ser." (George Orwell)
"A tecnologia reduziu o número de trabalhadores necessários para volumes dados de produção; alterou também os tipos e as proporções relativas de qualificações necessárias no processo produtivo." (Charles Wright Mills)
"Mais importante que as riquezas naturais são as riquezas artificiais da educação e tecnologia." (Roberto Campos)
"A tecnologia moderna é capaz de realizar a produção sem emprego. O diabo é que a economia moderna não consegue inventar o consumo sem salário." (Betinho)
"As tecnologias de informação e de negócios estão se tornando inevitavelmente uma coisa só. Não creio que alguém possa falar sobre um sem falar sobre o outro." (Bill Gates)
"A tecnologia digital é a arte de criar necessidades desnecessárias que se tornam absolutamente imprescindíveis." (Joelmir Beting)
"Tecnologia é a habilidade de organizar o mundo de forma que não tenhamos que senti-lo." (Max Frisch)
"A tecnologia é dominada por aqueles que gerem o que não entendem."
(Arthur Bloch)
(Arthur Bloch)
Redes -|- Para o Projeto
Professor: Carlos Ceccon
Dicas para o Relatório
Programação Comercial - PHP -|- Para o Projeto
Professor: Helton
Na prática terão que apresentar:
layout adequado a situação do problema que se propõe a resolver;
Navegação simples entre as telas;
Cadastro: Com auxílio ao usuário quando precisar preencher algum valor que é chave estrangeira;
Listagem de dados: Mostrando os valores (não as chaves, ou códigos) quando houver chaves estrangeiras. Quando necessário deve haver paginação de resultados;
Exclusão de registros;
Edição, com as mesmas funcionalidades do cadastro no que se refere a chaves estrangeiras;
Apresentar pesquisas simples (por um campo do BD) e complexas, com mais de um campo, usando componentes diferentes e combinados com o text field;
Apresentar geração de gráficos, podendo optar em usar a FusionCharts, Google Charts ou PhPlot;
Implementar um ou mais dos seguintes itens: Geração de RSS; leitura de RSS; Geração de arquivo Sitemap padrão Google; disponibilizar web-service; consultar web-service; tratamento/geração de imagens dinamicamente; geração de PDF ou geração de arquivos Excel.
Navegação simples entre as telas;
Cadastro: Com auxílio ao usuário quando precisar preencher algum valor que é chave estrangeira;
Listagem de dados: Mostrando os valores (não as chaves, ou códigos) quando houver chaves estrangeiras. Quando necessário deve haver paginação de resultados;
Exclusão de registros;
Edição, com as mesmas funcionalidades do cadastro no que se refere a chaves estrangeiras;
Apresentar pesquisas simples (por um campo do BD) e complexas, com mais de um campo, usando componentes diferentes e combinados com o text field;
Apresentar geração de gráficos, podendo optar em usar a FusionCharts, Google Charts ou PhPlot;
Implementar um ou mais dos seguintes itens: Geração de RSS; leitura de RSS; Geração de arquivo Sitemap padrão Google; disponibilizar web-service; consultar web-service; tratamento/geração de imagens dinamicamente; geração de PDF ou geração de arquivos Excel.
Embasamento teórico mínimo no relatório:
O que é PHP e como funciona o modelo cliente-servidor onde a página é interpretada, aplicações da linguagem PHP. Mysql (ou o banco de dados usado pelas páginas PHP), o que é e principais características. Embasar as tecnologias utilizadas no projeto, como por exemplo gerou gráficos com a FusionCharts, terá que embasar sobre XML, JavaScript, Flash e sobre a biblioteca em sí. Sobre Comércio eletrônico, o que é, quais os principais modelos de negócios, dados sobre a evolução da área.